Energia Inteligente – um projeto Global Media Group e Schneider Electric

O projeto Energia Inteligente junta o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a TSF, publicações da Global Media Group, numa parceria com a Schneider Electric para um ciclo de conferências onde se sucederão painéis de debate com especialistas que fornecerão diversos ângulos de análise sobre o tema. O projeto inclui a publicação de uma série de reportagens em empresas inovadoras ou exemplares, verdadeiros case study na área de cada um dos temas das conferências, e a publicação de fichas semanais com informação sobre energia, útil e prática, para os consumidores.

A primeira conferência realizou-se nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro,  no auditório do Diário de Notícias em Lisboa, subordinada ao tema “Energia Inteligente conectada à indústria” e foi transmitida em vídeo neste site, que podem ser vistos aqui e aqui.

A conferência contou com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e desenrolou-se em forma de debate, moderado pelo jornalista António Perez Metelo.

No primeiro painel, sob o lema “Industrial internet of things – a resposta para a evolução industrial em Portugal”, participaram Rui Queiroga (industry business vp da Schneider Electric Portugal), Luís Alves Monteiro (membro do conselho da indústria da CIP), José Carlos Caldeira (presidente da Agência Nacional de Inovação) e Óscar Arantes (diretor central de energia, ambiente, segurança e projetos industriais estratégicos da Navigator Company).

No segundo painel, com o tema “A internacionalização e a inovação portuguesa – o exemplo dos fabricantes de máquinas”, interveio Rui Monteiro (OEM manager Schneider Electric Portugal), Francisco Freitas (diretor da Unidade de Automação Industrial do INEGI) e Marcos Teotónio Pereira (administrador da Energy Pulse Systems).